Câmara Municipal de Bacabal aprova Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Palmeira Bacaba

Na sessão realizada na quarta-feira, 12 de junho, a Câmara Municipal de Bacabal aprovou o Projeto de Lei nº 1607/2024, de autoria do vereador Venâncio da Silva Costa (Venâncio do Peixe). O projeto institui o Dia Municipal da Palmeira Bacaba, a ser celebrado anualmente em 11 de abril, data de fundação da Colônia Indígena Leopoldina. A proposta agora aguarda a sanção do prefeito Edvan Brandão para entrar em vigor.

A nova data comemorativa será integrada ao Calendário Oficial do Município de Bacabal e terá como objetivo promover eventos culturais e a valorização da palmeira Bacaba (Oenocarpus bacaba). Segundo o projeto, a celebração contará com o uso prioritário de espaços públicos.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o vereador Venâncio do Peixe destacou a importância histórica e cultural da palmeira Bacaba para Bacabal. “Os poetas Abel Carvalho, Paulo Campos e Zé Lopes cantaram sobre a Bacaba em uma canção que se tornou o Hino Cultural de Bacabal. A existência de grandes quantidades de palmeiras Bacaba na região deu origem ao nome da cidade”, explicou o vereador.

Venâncio do Peixe também enfatizou os benefícios nutricionais e medicinais do fruto da Bacaba. “O Bacaba é considerado um superalimento por ser rico em nutrientes, antioxidantes, vitaminas C e B, fibras, ferro, cálcio e proteínas. Além disso, seus compostos antioxidantes ajudam a proteger as células do dano oxidativo e a reduzir o risco de doenças crônicas”, acrescentou.

A proposta visa não apenas a celebração cultural, mas também a conscientização sobre os benefícios do fruto da Bacaba para a saúde da população.

Próximos Passos

Com a aprovação pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 1607/2024 segue para sanção do prefeito Edvan Brandão. Caso sancionado, a primeira celebração do Dia Municipal da Palmeira Bacaba ocorrerá em 11 de abril de 2025, integrando oficialmente o calendário de eventos culturais de Bacabal.