Câmara concede Título de Cidadão Bacabalense a Anderson Pires Ferreira e George de Melo Aragão

Bacabal, 05 de junho de 2024 – Em uma sessão ordinária realizada na tarde do dia 05 de junho,  a Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade a concessão do título de cidadão bacabalense a Anderson Pires Ferreira, Diretor Presidente do Iterma, e George de Melo Aragão, Diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural do órgão. A homenagem foi proposta pelo vereador Venâncio da Silva Costa, conhecido como Venâncio do Peixe (PP), autor dos decretos legislativos nº 010 e 011/2024.

Sobre Anderson Pires Ferreira

Nascido em São Luís (MA), Anderson Pires Ferreira é filho de Lazaro Ferreira Filho e Nilva de Lourdes Pires Ferreira. Formado em Ciências Biológicas com Bacharelado e Licenciatura, Anderson também possui mestrado em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de uma pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e um MBA em Gestão de Energia, Petróleo e Gás pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Anderson teve uma destacada carreira acadêmica como professor na UFMA e UEMA, acumulando vasta experiência técnica. No serviço público, foi nomeado Assessor Especial da Secretaria de Estado de Minas e Energia do Maranhão em 2015, cargo que evoluiu para Chefe de Gabinete. Entre 2015 e 2017, foi membro suplente do Conselho Administrativo da Companhia Maranhense de Gás – GASMAR. Em 2017, assumiu a função de Assessor Sênior do então vice-governador Carlos Brandão, até 2020.

Em 2020, foi escolhido pelo governador Flávio Dino para liderar a Diretoria de Recursos Fundiários do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), posição que ocupou até ser nomeado Diretor Presidente em 26 de abril de 2022. Seu trabalho foi reconhecido e, em 04 de março de 2023, foi reconduzido à presidência do Iterma pelo atual governador Carlos Brandão.

Sobre George de Melo Aragão

George de Melo Aragão nasceu em Fortaleza, Ceará, em 21 de agosto de 1961, filho de Raimunda Mocinha Melo Aragão e Francisco Orlando Aragão. Casado com Vera Lúcia da Costa Aragão, tem duas filhas, Geórgia da Costa Aragão e Geovana da Costa Aragão, residentes em São Luís do Maranhão.

Formado em Administração de Empresas pela UNICEUMA em 2001, George possui vasta experiência no serviço público. Trabalhou na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e na Prefeitura de São Luís (MA), ambos como Chefe de Gabinete.

Contribuiu significativamente para a sociedade de Bacabal durante seu tempo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde atuou por quatro anos como Superintendente Regional do Maranhão. Atualmente, é cedido ao Iterma, onde ocupa o cargo de Diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural, trabalhando incansavelmente para implementar políticas públicas de apoio inicial, fomento, fomento mulher e habitação. George supervisiona a execução de 13 projetos de assentamentos estaduais e federais em Bacabal, incluindo PA Aldeia, PA Três Setubal, PE Dez Mil Reis, PE Bom Princípio, PE Alentejo, PE Bom Jesus, PE Luziana, PA Bom Sossego, PA Seco das Mulatas, PA Sincoral, PA Bela Vista, PA Mata de Ana, PA Campo Achado, PA Feliz São Francisco, PA Jardim, e PA Vila Santa Maria Piratininga.

A concessão do título de cidadão bacabalense a Anderson Pires Ferreira e George de Melo Aragão reconhece suas contribuições significativas e seu comprometimento com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Bacabal.