Status da Cidade

Normalidade

Bacabal

sexta-feira
34°C
25°C

Câmara de Bacabal é reinaugurada sob a direção do presidente Melquiades Neto e com a presença de expoentes políticos da cidade e do estado

A solenidade de reinauguração da sede do Poder Legislativo de Bacabal aconteceu na tarde de quarta-feira, 08 de maio, e reuniu expoentes da política da cidade e do estado do Maranhão. O presidente Melquiades Neto chegou à solenidade acompanhado de familiares e do prefeito Edvan Brandão, da vice-prefeita Graciete Trabulsi, vereadores e vereadoras de Bacabal, do presidente da Câmara Municipal de Satubinha, Josué Franklin, do vereador do município de Lago Verde, Leandro Cajado, do vereador e presidente da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), Asaf Sobrinho, o assessor jurídico da Prefeitura, Emilio Carvalho, além dos deputados estaduais Davi Brandão, Roberto Costa e a presidente da ALEMA, Iracema Vale. A sociedade bacabalense também esteve representada por meio de diversos órgãos e associações como a OAB Subseção Bacabal, por meio da presidente Andréia Furtado, secretários do governo municipal e representantes do governo do Maranhão, além, é claro, da população em geral que foi prestigiar o momento histórico.
O público assistiu às apresentações culturais da Banda Santa Cecília e do cantor Frahm Almeida. O momento de oração foi conduzido pela vereadora Regilda Santos. Em seguida, foi apresentado o histórico do prédio público, que recebeu melhorias em toda sua estrutura, além das homenagens póstumas aos colaboradores, vereadores e presidentes que ajudaram a contribuir para a história do parlamento municipal.
O assessor jurídico da Prefeitura, Emilio Carvalho, disse: “Eu fico muito feliz e grato a Deus por fazer parte deste momento histórico em Bacabal. Parabenizo o presidente Melquiades Neto e todos os vereadores porque sabemos que é daqui que saem as demandas para que o nosso prefeito possa buscar soluções. E essa reforma é importante para os nossos vereadores e principalmente para nossa população que agora conta com um espaço novo”.
Para a modernização do prédio, que já apresentava avarias severas e desgaste do tempo, foram necessárias uma nova cobertura, novas instalações elétricas, hidrossanitárias, forro, banheiros para pessoas com deficiência, sonorização e novos mobiliários. Sem perder a essência histórica do prédio, a fachada manteve-se com suas esquadrias e formas originais, preservando suas paredes externas espessas e os métodos construtivos da época.
O deputado estadual Davi Brandão parabenizou o presidente Melquiades pela obra entregue. “Parabenizo o vereador Melquiades Neto, presidente desta Casa, porque não se trata apenas de uma construção de prédio, mas da história política de Bacabal e de tantos momentos importantes que já aconteceram aqui. O trabalho dos vereadores é fundamental para buscar as resoluções vindas da população. E quero dizer que podem contar com nosso trabalho, com nossa luta”. Por sua vez, o deputado estadual Roberto Costa lembrou que já tem um requerimento aprovado na ALEMA para que o município de Bacabal receba a Assembleia Itinerante e que uma Sessão do parlamento estadual aconteça em Bacabal. Ele também destacou a importância da obra: “Eu fiz questão de conhecer os gabinetes onde os vereadores trabalham, ver esse novo plenário bonito, estruturado e ver também a galeria que é onde o espaço que a população pode participar das sessões. Então, eu fico feliz de ver exatamente essa harmonia que se tem e ver os avanços que a Câmara Municipal está tendo”.
Já a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale, destacou: “Fui vereadora de dois mandatos. Então fico muito feliz em ver uma obra como essa entregue para população. E eu gostaria de deixar os parabéns ao povo de Bacabal. Tem vereadores atuantes, uma Câmara forte, unida, um presidente de Câmara trabalhador e tem um prefeito conciliador. Então quem está de parabéns é o povo de Bacabal”.
O prefeito Edvan Brandão frisou a importante atuação dos vereadores de Bacabal. “Quero aqui parabenizar o presidente Melquiades por essa belíssima atitude. A gente vê aqui que tudo foi feito com muito carinho e qualidade. Parabenizo o Melquiades e todos os vereadores, pois tenho recebido muitos requerimentos, indicações e projetos, sempre com foco na melhoria e nos direitos do nosso povo. Para mim é uma satisfação, fui vereador também e sei da importância de se receber bem a nossa população. Sem dúvidas é uma grande conquista e quero dizer que os vereadores podem contar comigo pois sei da luta de cada um”.
Com foco na renovação e em construir mudanças significativas na gestão do parlamento municipal, desde o dia 1º de janeiro de 2023, que o presidente Melquiades Neto, tem buscado as melhorias e investimentos necessários para fortalecer o trabalho do legislativo municipal junto à população. Em entrevista, o presidente disse: “Gratidão a Deus, à minha família, aos servidores da Câmara e ao nosso povo por este sonho realizado. Hoje entregamos uma Câmara Municipal nova. Foi um grande desafio, mas vencemos cada obstáculo. Obrigado prefeito Edvan Brandão, deputados Davi Brandão, Roberto Costa e a presidente Iracema Vale, pela presença. Obrigado a todos os colegas vereadores e vereadoras por todo apoio nessa jornada. Faço questão de dizer que essa obra foi feita com recursos próprios, todo material e a mão de obra foi de Bacabal e para mim me sinto realizado pois estamos dando dignidade ao nosso povo e melhores condições de trabalho para todos nós”.

Sobre a atual legislatura

A atual legislatura (2021/2024) é composta pela Mesa Diretora que tem como presidente Melquiades Neto, vice-presidente Anderson Viana, primeira-secretária Natália Duda, segundo-secretário Reginaldo do Posto, e os vereadores: Alex Abreu; Fernando da Luziana, Dedê da Trizidela, Professor Gusmão, Valdivan da Bela Vista, Professor Markim, Serafim Reis, Feitosa, Manuel da Concórdia, Mauricio Silva, Venâncio do Peixe, Regilda Santos e Alberto Sobrinho.

+ Conteúdos