Câmara Municipal de Bacabal aprova Projeto de Lei que renomeia escola em homenagem a Brasilina da Penha Rosa (Bibi)

A Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada ontem, o Projeto de Lei nº 1601/2024, de autoria do vereador Manuel Lima da Silva, conhecido como Manuel da Concórdia (PSB). A proposta redenomina a Unidade de Ensino Infantil “Espaço Infantil” para Unidade de Ensino Infantil “Brasilina da Penha Rosa” (Bibi), localizada no povoado Alto Fogoso.

O projeto de lei agora segue para a sanção do prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), que terá um prazo de 10 dias para aprová-lo.

Em sua extensa justificativa, o vereador Manuel da Concórdia destacou a importância de Brasilina da Penha Rosa, carinhosamente conhecida como Bibi. Nascida em Teresina, Piauí, em 27 de maio de 1935, Brasilina enfrentou uma vida de muitas adversidades, marcada pelo trabalho árduo e pelo amor incondicional à família.

Desde cedo, Brasilina trabalhou na roça, ajudando nas tarefas domésticas e no sustento familiar, o que a impediu de receber uma educação formal. Casou-se em 1955, teve cinco filhos e, após a separação em 1970, continuou a trabalhar para sustentar a família. Em 1973, mudou-se para o Maranhão, onde enfrentou novos desafios, mas também encontrou oportunidades para melhorar a vida de seus filhos.

Mesmo em condições difíceis, Brasilina conseguiu enviar três de seus cinco filhos para a escola, onde estudavam à noite após longas jornadas de trabalho na roça. Em 1982, após se mudar para o povoado Alto Fogoso com o apoio de Edson Fernandes da Silva, Brasilina e sua família finalmente encontraram estabilidade, adquirindo um terreno e construindo um lar modesto, mas fruto de muito esforço e dedicação.

Brasilina era uma mulher extraordinária, que trabalhou incansavelmente mesmo após se aposentar como lavradora aos 55 anos. Sua determinação e generosidade deixaram uma marca indelével na comunidade do Alto Fogoso. Infelizmente, Brasilina faleceu em 20 de abril de 2024, deixando um legado de amor, coragem e resiliência.

Manuel da Concórdia enfatizou que a homenagem a Brasilina da Penha Rosa é um reconhecimento justo à sua contribuição e influência positiva na comunidade. “A jornada de Brasilina é um testemunho vivo da força do espírito humano e da capacidade de superar as adversidades com determinação e amor”, afirmou o vereador.

Categoria: Notícias