Câmara Municipal de Bacabal concede Medalha de Honra ao Mérito Brasilino Miranda a José Ahirton Batista Lopes, Diretor Regional do SENAC/MA

A Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade, em sessão realizada no dia 22 de maio, o Requerimento Nº 120/2024, de autoria do vereador Venâncio do Peixe, que concede a Medalha de Honra ao Mérito Brasilino Miranda ao honrado Senhor José Ahirton Batista Lopes, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MA).

O vereador Venâncio do Peixe destacou a trajetória e os notáveis serviços prestados por José Ahirton Batista Lopes, nascido em Passagem Franca, Maranhão, e atualmente Diretor Regional do SENAC/MA desde julho de 1983. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Ahirton Lopes já ocupou diversos cargos de destaque, incluindo vice-cônsul da França no Maranhão e presidente do Conselho Estadual do Trabalho.

Principais Contribuições: Durante sua gestão no SENAC/MA, Ahirton Lopes modernizou e ampliou a instituição em São Luís, reestruturou unidades móveis e concluiu a reforma e ampliação do Centro de Educação Profissional de Imperatriz. Ele também foi responsável pela construção de Centros de Educação Profissional em várias cidades, incluindo Bacabal, Caxias, Santa Inês, Pinheiro e Açailândia, além de implementar o Restaurante Escola Senac no Centro Histórico de São Luís.

Prêmios e Homenagens: José Ahirton Batista Lopes recebeu diversas homenagens ao longo de sua carreira, incluindo:

Medalhas de Honra pelo Departamento Nacional do SENAC em 2006 e 2018.

Títulos de Cidadão de São Luís, Pinheiro e Santa Inês.

Destaque na condução regional da maior competição de Educação Profissional do país, CSEP-Competições Senac de Educação Profissional, e na WorldSkills Internacional em 2016. Sob sua liderança, o SENAC/MA descentralizou a oferta de educação profissional no estado, hoje contando com 12 unidades de ensino em 10 municípios e 4 carretas-escola. Ahirton Lopes implementou cursos de educação a distância e pós-graduação, além de coordenar o Núcleo Senac de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste em 2022. Ele também representou o SENAC/MA em diversos conselhos estaduais e municipais, como o Conselho Estadual de Turismo e o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional.

Características de Liderança: Ahirton Lopes é reconhecido por sua visão de futuro, determinação, inovação e habilidade de negociação, sempre promovendo a capacitação e o desenvolvimento de seus liderados com foco em resultados e objetivos institucionais.

Categoria: Notícias