Câmara Municipal de Bacabal declara “Exaltação a Bacabal” Patrimônio Imaterial do Município

Bacabal, 12 de junho de 2024 – A Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 1605/2024, de autoria do vereador Venâncio da Silva Costa, conhecido como Venâncio do Peixe (PP). O projeto declara o samba de enredo “Exaltação a Bacabal”, da Escola de Samba Asas no Samba, como Patrimônio Imaterial do Município de Bacabal.

Sobre o Projeto de Lei

O Projeto de Lei nº 1605/2024, datado de 17 de abril de 2024, visa reconhecer oficialmente a importância cultural do samba de enredo “Exaltação a Bacabal”, composto por José Jardim. A canção, que se tornou um símbolo do Carnaval de Bacabal, desempenha um papel fundamental na divulgação da cultura bacabalense em todo o estado do Maranhão.

Justificativa do Projeto de Lei

O samba de enredo “Exaltação a Bacabal” é mais do que uma canção; é um reflexo da identidade cultural de Bacabal. Composto por Zé Jardim, também conhecido como Zé Lopes, o samba narra a história e o legado do povo bacabalense, destacando eventos históricos significativos, como a chegada de Lourenço da Silva em 1876 e a transformação de Bacabal em município em 1920.

O reconhecimento do samba como Patrimônio Imaterial reforça a importância de preservar as tradições e a cultura local, que são transmitidas de geração em geração. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio cultural de uma nação inclui saberes, práticas, expressões e valores que formam a identidade e a memória de um povo.

Para o poeta, cantor e compositor Zé Jardim, fundador da Escola de Samba Asas no Samba, a canção “Exaltação a Bacabal” é uma expressão da história e da memória afetiva da comunidade bacabalense. Ele é um espelho onde as cores vermelho e branco da escola se fundem para dar luz e brilho ao Carnaval de Bacabal.

Importância Cultural

A transformação do samba de enredo “Exaltação a Bacabal” em Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Bacabal é uma ação relevante para a preservação da identidade cultural da cidade. Este reconhecimento não apenas celebra a canção e seu compositor, mas também destaca a importância de manter vivas as tradições culturais que definem Bacabal.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 1605/2024, a Câmara Municipal de Bacabal reafirma seu compromisso com a valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade, garantindo que futuras gerações possam continuar a celebrar e reconhecer a rica herança cultural de Bacabal.