Na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, a Câmara Municipal de Bacabal realizou a primeira Sessão Ordinária de 2025, conduzida pela presidente Natália Silva Medeiros da Costa. A Mesa Diretora foi composta ainda pelo 1º secretário José Alberto Veloso Sobrinho e pelo 2º secretário Reginaldo Castro de Araújo. Constatada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e, na sequência, convidou a professora Edilene Cruz para apresentar o projeto de doação de sangue da Igreja Adventista do Sétimo Dia e a campanha de coleta de bolsas de sangue.
A Ordem do Dia incluiu a leitura e aprovação dos seguintes requerimentos:
Requerimento nº 01/2025, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, solicitando a imediata reconstrução da estrada vicinal que serve ao povoado Lago do Dico Eno.
Requerimento nº 02/2025, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, solicitando a imediata reconstrução da estrada vicinal que serve ao povoado Centro dos Corrêas.
Requerimento nº 03/2025, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, solicitando a imediata reconstrução da estrada que liga o povoado São Paulo Apóstolo ao seu cemitério público.
Requerimento nº 04/2025, de autoria do vereador Fernando Siqueira de Sousa, solicitando a reforma e melhoramento das estradas vicinais que ligam os povoados Pedra do Rumo, Alto dos Crentes, Luziana, Prainha, Bom Jesus, Barrigudinha, Santa Maria, Fundamento, Limeira e Sapucaíba à zona rural de Bacabal.
Requerimento nº 05/2025, de autoria do vereador Fernando Siqueira de Sousa, solicitando a construção de uma creche no povoado Luziana, zona rural de Bacabal/MA.
Requerimento nº 06/2025, de autoria da vereadora Maria Ivonete Paiva Barros, solicitando a perfuração de um novo poço no bairro Santos Dumont.
Requerimento nº 07/2025, de autoria do vereador Paulo Henrique de Albuquerque Farias, solicitando a ampliação do horário de bloqueio do trânsito na Avenida João Alberto, também no turno matutino, das 6h às 8h.
Requerimento nº 08/2025, de autoria do vereador Fernando Siqueira de Sousa, solicitando o retorno do micro-ônibus de transporte escolar para atender os estudantes dos povoados Pedra do Rumo, Alto dos Crentes e Luziana.
Requerimento nº 09/2025, de autoria do vereador Romário Alves Barros, solicitando providências para resolver a questão dos animais soltos nas vias públicas do Centro e bairros adjacentes de Bacabal.
Requerimento nº 10/2025, de autoria do vereador Romário Alves Barros, solicitando o complemento da iluminação na BR-316, no trecho entre o Condomínio Granville e a entrada da Avenida João Alberto.
Requerimento nº 11/2025, de autoria do vereador Alex Abreu Almeida, solicitando limpeza e capina das ruas do bairro Santos Dumont.
Requerimento nº 12/2025, de autoria do vereador Alex Abreu Almeida, solicitando limpeza e capina das ruas do bairro Vila Coelho Dias.
Requerimento nº 13/2025, de autoria do vereador Raimundo Cleudo Braga Feitosa, solicitando a perfuração de um poço artesiano no bairro da Areia.
Além disso, foram apreciadas as seguintes indicações:
Indicação nº 01/2025, de autoria do vereador José Alberto Veloso Sobrinho, indicando a contratação de profissionais de música e musicoterapia para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Indicação nº 02/2025, de autoria do vereador Romário Alves Barros, solicitando que a diretora do SAAE de Bacabal, Ana Flávia Melo Pascoal, compareça à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a crise hídrica no município.
Também foi apresentada a Moção de Pesar, oriunda de solicitação da vereadora Francisca Patrícia Pereira Teles, pelo falecimento do senhor José de Ribamar Cruz da Silva.
Usaram a Tribuna os seguintes parlamentares: Maria Ivonete Paiva Barros, Francisca Patrícia Pereira Teles, Francisco José de Lima Cândido, Fernando Siqueira de Sousa, que fez um requerimento verbal à Secretaria de Saúde do município, solicitando o retorno do funcionamento completo das UBS’s da cidade e a reabertura da Policlínica do Lacen, Laboratório Central; Jairo de Lira Rodrigues, Romário Alves Barros; Raimundo Cleudo Braga Feitosa, João Garcêz Filho, Alex Abreu Almeida, José Alberto Veloso Sobrinho e Reginaldo Castro de Araújo.
Não havendo mais vereadores inscritos, a presidente finalizou os trabalhos, agradecendo a Deus e à presença da comunidade na galeria, e antes de declarar encerrada a sessão, dedicou 1 (um) minuto de silêncio em razão da morte do senhor José de Ribamar Cruz da Silva.


