Em Sua 6ª Sessão Ordinária De 2022 Câmara Aprecia 03 Matérias, Sendo 02 Requerimentos E 01 Indicação.

Em sua 6ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo do ano de 2022, realizada hoje, quarta-feira, 06 de abril, a Câmara Municipal de Bacabal apreciou 03 matérias, sendo 02 Requerimentos e 01 indicação, todas proposições de extremo interesse para a sociedade bacabalense. A Mesa Diretora foi composta pelo Vice-Presidente Alberto Sobrinho, em substituição ao Presidente Manuel da Concórdia, pelo 1º Secretário Professor Markim e pelo 2º Secretário Reginaldo do Posto.

Observada a existência de quórum o Presidente declarou aberta a sessão e a vereadora Regilda Santos procedeu à leitura Bíblica, Salmos 100. A seguir foi feita a leitura e colocada em discussão e votação a Ata de Registro da Sessão Ordinária realizada no dia 30 de março do ano corrente, sendo a mesma aprovada sem discussões e por unanimidade.

A Ordem do Dia constou da leitura e votação dos requerimentos nº 82 e 83/2022; da leitura e apreciação da Indicação nº 12/2022, e, da leitura dos ofícios SN/2022, oriundos dos gabinetes dos vereadores Dedê da Tresidela, Manuel da Concórdia, Venâncio do Peixe, Fernando da Lusiana, Nathália Duda, Melquíades Neto e Valdivan da Bela Vista, justificando suas ausências na sessão do dia.

REQUERIMENTOS

O Requerimento nº  82/2022, de autoria do vereador Serafim Reis (MDB), que solicita a reforma, com implantação de uma academia ao ar livre, da praça do Terminal Rodoviário de Bacabal, foi aprovado sem discussões e por unanimidade. Reis explicou que, através dessa proposição, mostrava a necessidade da reforma e revitalização da Praça do Terminal Rodoviário, que é uma Praça Pública com uma expressiva arborização urbana, em um local, que concentra uma grande movimentação de pessoas, inclusive, sedia um Posto de Taxi, sendo uma das portas de entrada em nossa cidade, o local há anos necessita de olhar mais atento do Poder Público, e assim, através desta reforma, que venha se tornar um ponto de encontro das famílias, de convivência social e lazer. Também solicito que a obra contemple a implantação de uma Academia ao Ar Livre, considerando que uma Praça Pública é um espaço urbano livre de edificação, que valoriza o meio ambiente natural, bem como possui objetos referenciais estéticos e simbólicos na paisagem da cidade, proporcionando lazer a comunidade local e aos turistas.

O Requerimento nº 83/2022, de autoria do vereador Reginaldo do Posto (PDT), que solicita a imediata urbanização, com capeamento asfáltico, de todas as ruas que tiverem casas construídas, do povoado São Paulo Apóstolo, Também foi aprovado sem discussões e por unanimidade. Reginaldo explicou a matéria mostrando que a pavimentação asfáltica nos nossos povoados é de suma importância para essas comunidades, gerando qualidade de vida e oportunizando melhor trafegabilidade de veículos e pedestres.  Mormente ao estágio de degradação que as ruas destas duas comunidades se encontram, as pessoas vêm sofrendo, pois a situação dificulta o ir e vir dos cidadãos, danificando veículos e motocicletas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves. Que, além do mais, trata-se de um anseio comunitário e um sonho das famílias em serem agraciados com asfaltamento, uma vez que, o mesmo ameniza os transtornos causados pela ação do tempo, tanto período chuvoso quanto nos períodos de seca, e que, essa, também, é uma das metas de campanha estabelecidas pelo prefeito Edvan Brandão e um compromisso seu com a comunidade.

A Indicação nº 12/2022, de autoria do vereador Anderson Viana (PL), que solicita, em caráter de urgência, a perfuração de um poço tubular, com rede de distribuição para as  unidades residenciais, para assegurar o abastecimento regular de água para os habitantes no povoado Mata Fome, foi apreciada pelo Plenário. Viana Justifica sua proposição considerando que a Água é um recurso natural essencial para existência da vida humana, vegetal e das mais variadas espécies dos animais, além disso, constitui-se como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário indispensáveis principalmente aos seres humanos; dada a sua importância, a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia, pois, o consumo de água é responsável pela regulação da temperatura do corpo, levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células e expulsar as substâncias tóxicas; entre várias outras funções; além de todas essas funções, não podemos nos esquecer de que a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água; portanto, necessário se faz, em caráter de urgência, a perfuração de mais um poço tubular, com sua respectiva rede de distribuição, uma vez que dos 03 poços existentes ano povoado não são suficientes para atender a demanda, pois, 02 têm vasão pequena e o outro tem a água salobra.

Os requerimentos  serão encaminhados para as providências do Poder Executivo. A Indicação 12/2022 será encaminhada pela Secretaria da Casa aos seus respectivos destinatários.

Usaram palavra os vereadores Anderson Viana, Maurício Silva, Feitosa, Professor Gusmão, Regilda Santos, Professor Markim e Reginaldo do Posto.

Finalizando os trabalhos o Presidente Alberto Sobrinho fez breve relato sobre sua presença e do vereador Alex Abreu na solenidade de posse do novo Governador do Estado, Carlos Brandão, assim como sobre a maratona de inaugurações que é realizada pelo governo do Município em alusão ao aniversário de 102 de Bacabal, agradeceu a Deus pelo momento, agradeceu a participação de todos e declarou encerrada a Sessão.