Status da Cidade

Normalidade

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Iniciativa do Presidente Melquiades Neto denomina o prédio da Câmara de Bacabal de “Vereador José da Costa Santos”

Na sessão de quarta-feira, 05 de junho, a Câmara Municipal de Bacabal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 1603/2024, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Melquiades Neto. A matéria foi amplamente discutida e apoiada pelos vereadores presentes, refletindo a importância e o respeito pelo homenageado.
O Projeto de Lei dispõe sobre a denominação do prédio da Câmara Municipal de Bacabal, que passa a se chamar “Câmara Municipal de Bacabal Vereador José da Costa Santos”.

Justificativa

O presidente Melquiades Neto justificou a propositura, que visa homenagear o saudoso Vereador José da Costa Santos, mais conhecido como “Zé dos Santos”, reconhecendo sua significativa contribuição para o município de Bacabal. Nascido em 22 de novembro de 1928, na Praça Chagas Araújo, nº 15, José da Costa Santos completou o 1º Científico no Colégio Ateneu de São Luís-MA. Ele foi casado com a Sra. Terezinha de Jesus Rodrigues Santos desde 1950. Pai de oito filhos, sendo eles Carlos Alberto Rodrigues Santos (In Memoriam), Eliane Rodrigues Santos (In Memoriam), Maria das Graças Rodrigues Santos, Jefferson Rodrigues dos Santos, Joseane Rodrigues Santos, Maria Aparecida Rodrigues Santos, Maria Teresa Rodrigues Santos e Telma Regina Rodrigues Santos, José da Costa Santos deixou um legado de serviço público e dedicação à comunidade.

Ele exerceu diversas funções ao longo de sua vida, sendo proprietário rural, escrivão de polícia na década de 1950, chefe dos Correios e Telégrafos de Bacabal e diretor do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (IPEM). Sua carreira política foi marcada por quatro mandatos como vereador nos períodos de: 1963 a 1966; 1971 a 1974; 1975 a 1978; e 1979 a 1982. Durante esses períodos, José da Costa Santos foi presidente da Câmara no período de 1963 a 1965, no biênio 1973/1974 e no biênio 1979/1980. Além disso, foi vice-prefeito de Bacabal de 1983 a 1988.
José da Costa Santos faleceu em 09 de novembro de 2002 na capital São Luís. A denominação do prédio da Câmara Municipal em sua homenagem é uma forma de perpetuar sua memória e reconhecer suas contribuições para o desenvolvimento de Bacabal.

“É com grande honra e satisfação que apresento este Projeto de Lei, que visa homenagear uma figura tão importante para a nossa cidade. Zé dos Santos, foi um exemplo no serviço público e à cidade de Bacabal. Sua trajetória de vida e suas inúmeras contribuições são motivos de grande orgulho para todos nós. A aprovação unânime deste projeto demonstra o respeito e o reconhecimento que todos os vereadores têm por ele. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas vereadores pelo apoio e pela sensibilidade em compreender a importância dessa homenagem. Juntos, estamos perpetuando a memória de alguém que tanto fez pelo nosso município. Em nome do filho do homenageado, que é o ex-vereador Dr. Jefferson Santos, parabenizo toda a família pela merecida homenagem”, afirmou o presidente da Câmara.

+ Conteúdos