Status da Cidade

Normalidade

Bacabal

sábado
30°C
23°C

Prefeito de Bacabal envia mensagem na reabertura dos trabalhos do Legislativo

Assecom Bacabal, com redação de Louremar Fernandes e fotos de Wanderson Ricardo – Uma sessão solene nesta terça-feira, 15, marca a abertura dos trabalhos legislativos de 2022 na Câmara Municipal de Bacabal. O prefeito Edvan Brandão enviou a mensagem do Executivo.
Davi Brandão, secretário de administração, representou o Prefeito. É a primeira vez na história que um secretário de administração vai até a Câmara prestigiar a reabertura dos trabalhos. Segundo Davi Brandão “È uma honra estar aqui diante desses homens e mulheres que tanto ajudam no desenvolvimento da nossa cidade. É digno de orgulho representar o prefeito que talvez seja aquele que mais trabalhou pelo nosso município”.
No início da mensagem o prefeito se solidariza com as famílias que perderam parentes para a pandemia de Covid-19, muito embora a Administração tenha realizado inúmeras ações para garantir atendimento aos pacientes e tratamento adequado. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, já foram aplicadas mais de 150 mil doses, entre primeira e segunda doses. Isso corresponde a 97,2 por cento de cobertura vacinal das pessoas com 12 anos ou mais com primeira dose ou dose única e 77,1 por cento de cobertura vacinal das pessoas com 12 anos ou mais com segunda dose ou dose única. Todas as Unidades básicas de saúde estão abertas para a vacinação contra a Covid.
A mensagem do prefeito Edvan Brandão destaca a preocupação em adotar um modelo de gestão pública voltado para o equilíbrio financeiro e fiscal e enfatiza que a atual gestão municipal “tem sido marcada pela busca por implementar projetos e ações que alterem para melhor os movimentos da cidade, por meio de uma mobilidade urbana voltada para pedestres, ciclistas e motoristas; de uma educação inclusiva e de qualidade; da oferta de serviços de saúde efetivos para o cidadão; da assistência devida aos mais vulneráveis; de obras e intervenções urbanas que realmente atendam às necessidades da população e resguardem o meio ambiente”.
Na mensagem o prefeito Edvan Brandão fala também da sua preocupação em manter um diálogo aberto com todos os entes políticos e administrativos, conduta que segundo ele “tem resultado em ganho para o nosso povo”. Ele citou a parceria constante com o Governo do Estado, falando da maratona de inaugurações realizada no início deste mês de fevereiro, quando o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão vieram a Bacabal e junto com o prefeito inauguraram o Shopping da Criança; a Praça da Família – prefeito Zé Vieira e a obra da estrada do povoado Alentejo.
Veja a íntegra da mensagem
 
MENSAGEM À CÂMARA MUNICIPAL
 
Senhoras e Senhores,
 
Agradeço a Deus por estarmos vivos e, neste dia, estar dirigindo essa mensagem às senhoras e aos senhores que iniciam a sessão legislativa do ano de 2022.
 
Senhoras e senhores vereadores, estamos começando um novo ano. Rogo a Deus para que seja bem melhor do que aquele que findou. Temos muitos projetos administrativos para implementar em favor do nosso povo. Em nenhum deles podemos prescindir da valorosa cooperação desta Câmara, composta por homens e mulheres escolhidos pelo povo para representá-lo.
 
Ainda vivemos um tempo difícil em que vivenciamos os efeitos do terrível vírus que atingiu todo o planeta Terra. Faz-se mister registrar a solidariedade do Prefeito de Bacabal a todas as famílias que residem em nosso município e que choram a morte dos seus parentes. Elevamos a Deus o pedido para que conforte essas famílias ao mesmo tempo em que agradecemos a Deus por ter nos permitido efetivar ações concretas que salvaram milhares de vidas de pessoas infectadas pelo coronavírus em Bacabal.
 
Senhor Presidente, ao apresentar esta mensagem, quero compartilhar com Vossa Excelência e seus dignos pares os grandes avanços experimentados por nosso município, e que elevam a dignidade do povo bacabalense.
 
A nossa gestão tem sido marcada pela busca por implementar projetos e ações que alterem para melhor os movimentos da cidade, por meio de uma mobilidade urbana voltada para pedestres, ciclistas e motoristas; de uma educação inclusiva e de qualidade; da oferta de serviços de saúde efetivos para o cidadão; da assistência devida aos mais vulneráveis; de obras e intervenções urbanas que realmente atendam às necessidades da população e resguardem o meio ambiente.
 
Para viabilizar tais projetos e ações, desde o início da primeira gestão, foi adotado um modelo de gestão pública voltado para o equilíbrio financeiro e fiscal.
 
Observamos esse compromisso na gestão financeira com as leis e a lisura em todas as posturas adotadas pela Administração Municipal, cumprindo a exigência constitucional da aplicação dos percentuais para a saúde e educação, e dentro do que estabelece a lei para o gasto com pessoal. É essa gestão equilibrada e responsável que permitiu a continuidade do pagamento dos salários dos servidores, rigorosamente em dia.
 
O ano de 2022 já começou com muito trabalho. Nos primeiros dias de janeiro partimos para a zona rural com a equipe da secretaria de obras. Na baixada bacabalense realizamos uma intervenção que beneficiou moradores de 23 povoados. A estrada que dá acesso ao povoado Palmeiral também recebeu os devidos cuidados para que ficasse pronta para o tráfego.
 
Na zona urbana, em parceria com o Grupo Mateus, instalamos cinco semáforos na rodovia BR-316, confluência com a Rua Magalhães de Almeida e, com a Avenida Dr. Francisco Dias (Estrada da Bela Vista). É uma ação que beneficia moradores da Vila Coelho Dias, Setúbal, Vila Pedro Brito, Residencial José Lisboa, Vila Frei Solano, Novo Bacabal, Residencial Terra do Sol e Bairro da Areia que diariamente precisam fazer a travessia da rodovia. É mais segurança para o nosso povo.
 
No setor educacional determinei que seja pago o valor referente ao reajuste salarial dos professores de 33,24 por cento. Pensando na comodidade e segurança dos alunos, o Município adquiriu com recursos próprios cinco ônibus para o transporte das crianças. São veículos modernos equipados com DPM (dispositivo de poltrona móvel) para total acessibilidade e possuem configuração interna com poltronas tipo sofá.
 
Determinei também a construção de uma escola no Residencial Terra do Sol e a reforma das seguintes unidades escolares: Arlindo Correia, no povoado Pedra do Rumo; Maria Rivalda, no bairro Vila São João; Irmã Bernadete, no Parque São José Operário;São Francisco, no povoado Prainha; Tio Doca, localizada no Povoado Sincorá e a escola Tia Maria Teresa, no povoado Vila Nova.
 
No campo esportivo, já neste ano, realizamos uma competição inédita. Observando todo o protocolo sanitário, foi realizado o primeiro interbairros de futebol Master, que sagrou campeã a equipe do residencial Terra do Sol. Sob a coordenação do secretário Erivelto Martins, da Sedel e do secretário de Administração Davi Brandão, o evento foi um sucesso e passa a integrar o calendário de competições em nosso município.
 
Senhoras e senhores, uma preocupação nossa é o diálogo institucional com todas as autoridades. Isso tem resultado em ganho para o nosso povo. A parceria com o Governo do Estado tem rendido bons frutos, sempre com a colaboração de todos os deputados que representam o povo de Bacabal. Um exemplo foi a maratona de inaugurações realizada no início deste mês de fevereiro, quando o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão vieram a Bacabal e inauguramos o Shopping da Criança; a Praça da Família – prefeito Zé Vieira e a obra da estrada do povoado Alantejo. O Governador também entregou viaturas para polícia Militar e Polícia Civil.
 
O combate à pandemia continua sendo a nossa prioridade no campo da saúde. Já aplicamos mais de 150 mil doses, entre primeira e segunda doses. Alcançamos 97,2 por cento de cobertura vacinal das pessoas com 12 anos ou mais com primeira dose ou dose única e 77,1 por cento de cobertura vacinal das pessoas com 12 anos ou mais com segunda dose ou dose única.
 
Todas as Unidades básicas de saúde estão abertas para a vacinação contra contra a Covid. Além disso, a equipe da Secretaria de Saúde pensa continuamente na realização de eventos que possam atrair aqueles que ainda não se vacinaram, como as crianças de 5 a 11 anos, cujo imunizante foi autorizado para aplicação no início deste ano.
 
Senhoras e senhoras, nesse processo, nossa cidade avança a cada dia, sempre com a ajuda da classe política e a colaboração do nosso povo que reconhece o esforço da administração municipal em propiciar dias melhores para a nossa comunidade.
 
Reitero no final desta mensagem minha estima pelos eminentes representantes de nossa cidade, valorizando a profícua e respeitosa parceria desenvolvida com o Poder Legislativo para superar os desafios inerentes à promoção de oportunidades, prioritariamente para as pessoas mais necessitadas.
 
Muito obrigado!
 
EDVAN BRANDÃO DE FARIAS
Prefeito Municipal de Bacabal

+ Conteúdos