Status da Cidade

Normalidade

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Vereadores de Bacabal participam do programa Qualifica Maranhão que promove capacitação para técnicos e gestores municipais

O programa Qualifica Maranhão, que visa fortalecer a capacitação e a competência dos agentes públicos, chegou à regional de Bacabal, oferecendo uma oportunidade única para técnicos e gestores de 24 cidades aprimorarem seus conhecimentos. A abertura oficial ocorreu na terça-feira, dia 13, no auditório da UFMA, e contou com a participação dos vereadores de Bacabal: Mauricio Silva (PROS), Professor Markim (PSC), Alex Abreu (Republicanos), Anderson Viana (PL), Regilda Santos (PL), representando a União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), e o presidente Melquiades Neto (MDB).

Promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e outras entidades, o Qualifica Maranhão pretende estimular medidas de estruturação administrativa, incluindo o assessoramento jurídico e de controle interno, além de promover o planejamento nos procedimentos prévios à contratação. Nesta primeira etapa do programa, os participantes estão sendo capacitados sobre a Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas nº 14.133/2021.

O presidente da Câmara, Melquiades Neto, ressaltou a importância de investir na capacitação dos agentes públicos para garantir uma gestão eficiente e transparente, contribuindo assim para o progresso de Bacabal. “Estamos Fomentando o conhecimento e o diálogo para uma gestão pública de excelência. Estamos aprendendo e participando das discussões sobre a nova Lei de Licitação e Contratos, visando aprimorar nossas práticas e garantir o melhor para nossa cidade”.

Em sua primeira edição e percorrendo todas as regionais do estado, o 1º Qualifica Maranhão acontece até o próximo dia 16, sendo realizado em cinco módulos, totalizando uma carga horária de 46 horas, com 28 horas presenciais e 18 horas de atividades remotas. Essa iniciativa visa capacitar os participantes para lidar de forma eficiente com as demandas das licitações e contratações públicas, buscando a transparência, o uso responsável dos recursos e a melhoria da gestão municipal.

Dentre outras autoridades, ainda estiveram presentes o diretor-geral da FAMEM, Miltinho Aragão, a vice-prefeita Graciete Trabulsi, Michelle Adriane, promotora e diretora das Promotorias de Justiça da Comarca de Bacabal, e o advogado Silas Carvalho, representando a procuradoria da Câmara de Bacabal.

 

 

+ Conteúdos