Vereadores de Bacabal participam do programa Qualifica Maranhão que promove capacitação para técnicos e gestores municipais

O programa Qualifica Maranhão, que visa fortalecer a capacitação e a competência dos agentes públicos, chegou à regional de Bacabal, oferecendo uma oportunidade única para técnicos e gestores de 24 cidades aprimorarem seus conhecimentos. A abertura oficial ocorreu na terça-feira, dia 13, no auditório da UFMA, e contou com a participação dos vereadores de Bacabal: Mauricio Silva (PROS), Professor Markim (PSC), Alex Abreu (Republicanos), Anderson Viana (PL), Regilda Santos (PL), representando a União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), e o presidente Melquiades Neto (MDB).

Promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e outras entidades, o Qualifica Maranhão pretende estimular medidas de estruturação administrativa, incluindo o assessoramento jurídico e de controle interno, além de promover o planejamento nos procedimentos prévios à contratação. Nesta primeira etapa do programa, os participantes estão sendo capacitados sobre a Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas nº 14.133/2021.

O presidente da Câmara, Melquiades Neto, ressaltou a importância de investir na capacitação dos agentes públicos para garantir uma gestão eficiente e transparente, contribuindo assim para o progresso de Bacabal. “Estamos Fomentando o conhecimento e o diálogo para uma gestão pública de excelência. Estamos aprendendo e participando das discussões sobre a nova Lei de Licitação e Contratos, visando aprimorar nossas práticas e garantir o melhor para nossa cidade”.

Em sua primeira edição e percorrendo todas as regionais do estado, o 1º Qualifica Maranhão acontece até o próximo dia 16, sendo realizado em cinco módulos, totalizando uma carga horária de 46 horas, com 28 horas presenciais e 18 horas de atividades remotas. Essa iniciativa visa capacitar os participantes para lidar de forma eficiente com as demandas das licitações e contratações públicas, buscando a transparência, o uso responsável dos recursos e a melhoria da gestão municipal.

Dentre outras autoridades, ainda estiveram presentes o diretor-geral da FAMEM, Miltinho Aragão, a vice-prefeita Graciete Trabulsi, Michelle Adriane, promotora e diretora das Promotorias de Justiça da Comarca de Bacabal, e o advogado Silas Carvalho, representando a procuradoria da Câmara de Bacabal.