Status da Cidade

Normalidade

Bacabal

terça-feira
33°C
25°C

Vereadores de Bacabal se reúnem com Sindicato e direção do SAAE em busca de melhorias no fornecimento de água da cidade

O presidente da Câmara de Bacabal, vereador Melquiades Neto (MDB), acompanhado dos vereadores Professor Markim (PSC), Anderson Viana (PL), Dedê da Trizidela (PSC), Professor Gusmão (Solidariedade), Serafim Reis (MDB) e Reginaldo do Posto (PDT), estiveram na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE), na manhã de quinta-feira, 22 de fevereiro, em uma reunião com o diretor da autarquia, Almir Rosa Júnior, e representantes do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIUMA), para uma análise das condições financeiras do órgão e a prestação de serviços na cidade.

Almir Júnior, fez uma prestação de contas da autarquia, esclarecendo que o órgão tem enfrentado dificuldades para cumprir fielmente com o pagamento de servidores e fornecedores. “Agradeço e parabenizo a equipe de vereadores que veio aqui ao SAAE, a convite até do pessoal do Sindicato, para expor como está a situação do SAAE e para que eles possam usar sua força política para ver se conseguem alguma verba para ampliar o SAAE, melhorar o atendimento para comunidade. E eu aproveitei e fiz uma prestação de contas aqui mostrando a receita do SAAE e quais as despesas do SAAE, mostrando que com essa receita nós não temos condições de fazer investimentos. A não ser que esse investimento venha da área federal ou da área estadual”, explicou o diretor.

O vereador Reginaldo do Posto comentou que é preciso que a sociedade saiba que o SAAE, como qualquer empresa, tem receitas, mas também tem despesas. “Ouvimos muito se falar que o SAAE arrecadava milhões, mas também, não se ouvia falar das despesas. Então, esse momento em que o Dr. Júnior faz essa explanação da receita e dos gastos do SAAE é importante que a população saiba que nós não iremos descansar buscando a solução para essa situação”.

O presidente Melquiades Neto destacou que a reunião não foi pautada na intenção de protocolar aumento de tarifa para os consumidores ou ainda aumento de salários para os servidores. “Percebemos que o Dr. Júnior, os trabalhadores aqui por meio do Sindicato, todos estão preocupados com a situação da qualidade do serviço do SAAE para população”, afirmou o presidente. “E nós enquanto Câmara, saímos daqui com o compromisso de buscar apoio junto ao prefeito Edvan, junto aos deputados estaduais Roberto Costa, Davi Brandão, Florêncio Neto e os deputados federais votados em Bacabal e a senadora Eliziane Gama, porque precisamos dessa força política para encontrarmos a solução para o SAAE e a população não ser penalizada”.

O presidente enfatizou ainda que a reunião não atendeu a aspectos de privatização da autarquia e nem de mudanças no valor das tarifas. “Sabemos que o SAAE desempenha um papel social importante que é a não cobrança de tarifas nos povoados. Nós não pretendemos aqui tratar de privatização, mas sim de investimentos públicos para garantir que o SAAE tenha condições de oferecer um serviço melhor para o povo de Bacabal”, afirmou Melquiades.

+ Conteúdos